domingo, 13 de janeiro de 2019

Deus cumpre o que promete



Gênesis 17:16

Introdução: Paulo, escrevendo para Tito, seu filho na fé, faz uma afirmação tremenda a respeito de Deus. Ele diz que o Eterno não pode mentir e por isso há de cumprir o que prometeu (Tt 1:2). É extremamente encorajador se relacionar com um Deus assim. Saber que as promessas que Ele nos fez hão de se cumprir, nos enche de fé e esperança. Entretanto, muitas vezes, nos vemos diante de situações que nos colocam em xeque, quando o que foi prometido se mostra muito distante da realidade na qual nos encontramos.

Em Gênesis 17:16, Deus prometeu a Abraão que Sara lhe daria um filho. Deus prometeu e cumpriu, todavia, um trajeto teve que ser percorrido por Abraão. Nessa trajetória que nos leva ao milagre, a nossa fé sempre será provada. Foi assim com Abraão e, certamente, será assim conosco. Neste estudo, veremos como Deus cumpre as suas promessas independentemente dos obstáculos que surgirem.

Deus cumpre o que promete mesmo que leve tempo – em primeiro lugar, temos que considerar o fator tempo. Talvez este seja um dos grandes obstáculos que teremos de enfrentar quando entramos na rota do milagre. Entre o primeiro contato de Deus com Abraão e o nascimento de Isaque, foram aproximadamente trinta anos. Infelizmente, nem sempre Deus encontra pessoas dispostas a permanecer firme na promessa até que ela se cumpra.

Abraão abandonou a sua terra, deixou os seus familiares para trás, passou fome, peregrinou no Egito, teve medo de faraó, cometeu equívocos, separou-se do seu sobrinho Ló, anuiu à ideia de Sara e gerou um filho com a escrava Hagar, passou por crises, teve altos e baixos na sua caminhada. Porém, em momento algum, Deus desistiu de cumprir o que havia prometido. O tempo pode ser um adversário para nós, mas não é para Deus. Ele jamais esquecerá o que prometeu, e certamente cumprirá o que prometeu.

Ele cumpre ainda que pareça absurdo – em segundo lugar, temos que nos curvar diante do poder de Deus. Nada é impossível para Ele, isto é fato. Se Ele prometeu, Ele há de cumprir, mesmo que não haja lógica na promessa. A mente humana, muitas vezes, não aceita a promessa de Deus por achá-la absurda. Ficamos presos na razão, queremos entender o processo, e por não conseguir compreender como Deus vai fazer, deixamos de crer. É evidente que foi difícil para Sara acreditar que seria mãe aos noventa anos e Abraão, pai aos cem anos de idade. Deus prometeu que Sara seria mãe; o que estava em jogo era a sua credibilidade. Portanto, o que deve ser considerado é se Deus prometeu. Se o Eterno prometeu, ainda que pareça absurdo, Ele irá cumprir.

Ele cumpre mesmo diante dos questionamentos – em terceiro lugar, ressaltamos que Deus cumprirá o que prometeu mesmo que as nossas crises nos levem a questioná-lo. Em Gênesis 15:1-3, a Bíblia diz que Abraão questionou ao Senhor, dizendo que Deus não havia lhe dado descendência e que o seu servo, Eliezer, era o seu herdeiro. Quantas vezes, mesmo com as promessas de Deus a nosso favor, começamos a questionar ao Senhor. Deus havia feito Abraão prosperar, ele se tornou um dos homens mais ricos de sua época, entretanto, a sua alma insatisfeita reclamou diante de Deus. O mais interessante nisso tudo é que Abraão já tinha a promessa que Deus lhe daria uma grande descendência e um grande território (G 13:14-16). Mesmo assim, Abraão reclamou. Porém, mesmo diante dos questionamentos dele, Deus não deixou de cumprir o que prometera.

Ele cumpre mesmo quando não faz sentido a situação – em último lugar, levemos em consideração o fato de que Deus cumpre mesmo quando não faz sentido a situação. Depois que Abraão foi abençoado com o nascimento de Isaque, Deus o colocou à prova e lhe pediu o seu filho em sacrifício (Gn 22). Abraão sabia que Isaque era a semente da sua numerosa descendência, porém, Deus estava pedindo o sacrifício daquela semente. A situação criada por Deus não fazia sentido, entretanto, Abraão obedeceu e foi fazer o que Deus havia mandado.

Você está enfrentando alguma situação que não faz sentido? Se você tem promessas de Deus, permaneça firme nelas. Não abra mão da sua fé, continue confiando naquele que é fiel e poderoso para cumprir o que prometeu. Mesmo que não faça sentido, mesmo que você não entenda. Tão somente creia e, sem dúvida alguma, você verá o cumprimento do milagre na sua vida!



Laerte Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial